Os Servidores Públicos da Saúde, do município de Guaratinga, deram início na manhã desta sexta-feira (15), a uma paralização em suas atividades, depois de não terem seus salários de dezembro de 2015 depositados nas contas. A paralisação dos Servidores foi decidida em assembleia geral do SISPUG (Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga), que aconteceu na manhã da última quinta-feira (14).
De acordo com o presidente do SISPUG, Jorge Araújo, os funcionários municipais de Saúde da Atenção Básica, como Agentes Comunitários, Agentes de Endemias e Atendentes de Farmácias estão sem receber seus proventos. Ainda de acordo com Araújo, o prefeito Kenoel Viana (PV) havia se comprometido a pagar os Servidores até a noite da última quinta-feira, o que não aconteceu.
Só para o pagamento de despesas referente ao mês de dezembro de 2015, foram depositados na última terça-feira (12), pelo Governo Federal, nos fundos financeiros da Atenção Básica do município de Guaratinga R$ 122.722,00, mas até o momento do fechamento dessa matéria a situação ainda não havia sido resolvida.
Uma nova reunião dos Servidores está prevista para acontecer nesta sexta-feira, podendo ser decidida pela suspensão ou não da paralização. No momento, todos os postos de saúde estão fechados e o único hospital da cidade funciona com atendimento de 30% dos seus funcionário.