home > noticias >

ADEUS PREFEITO!

PCdoB rompe oficialmente aliança política com o prefeito de Itabela e entrega todos os cargos ocupados

Vice-prefeita Joecélia, presidente do PCdoB, fala com exclusividade à reportagem do CliC101

Por: Idalício Viana | CliC101
Publicado em 28/01/2016 04:52

Publicidade


Em carta protocolada nesta quinta-feira (28), assinada pela sua presidente e vice-prefeita do município, Joecélia Coutinho, por decisão unânime do seu diretório, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) rompeu oficialmente a aliança política que manteve desde a eleição de 2012 com o prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, conhecido como Junior Dapé.

Segundo a carta, ”por não concordar com os rumos tomados pela atual gestão, e especialmente pelo descumprimento do programa de governo, razão da nossa aliança política”, disse Joecélia.

Todos os ocupantes de cargos exercidos por militantes do partido foram orientados a pedir exoneração imediata, como já fizeram os ex-secretários de educação, Emanoel Souza Oliveira, e da Agricultura, Aldair Almeida, cujas exonerações já foram concretizadas e publicadas no Diário Oficial do Município. Os outros nomes são Eduardo Ramos Cerqueira (Procurador do Município) e Cláudio Rogério Soares (do setor administrativo).

Segundo sua direção, o PCdoB “afasta-se da atual gestão municipal com a certeza de que envidou todos os esforços para que pudesse contribuir com o progresso do município de Itabela” e que “ao definirmos o rompimento com esse governo, nos posicionaremos de forma independente e crítica, retomando assim nossa caminhada autônoma, buscando sempre ações que compreendemos beneficiar a população e o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza a carta.

Conversa exclusiva com o CliC101

Em conversa exclusiva com a reportagem do CliC101 na manhã desta quinta-feira (28), a vice-prefeita Joecélia, em companhia dos ex-secretários Emanoel e Aldair, do vereador Célio Marinho, do influente e dos mais destacados quadros do partido, empresário Romildon Souto, afirmou que desde o início da gestão o prefeito jamais cumpriu com os termos da aliança política e administrativa, que em janeiro de 2015 se reuniram para tentar fazer um alinhamento, mas as decisões tomadas e os compromissos assumidos pelo prefeito foram esvaziados no decorrer do ano.

Questionada por que somente agora tomou uma posição definitiva, Joecélia argumentou que o partido tem uma linha de posicionamento sem alardes, baseado no diálogo, sem radicalismos, pensando sempre no melhor para tirar o município da situação em que se encontra.

Experiência e futuro político

Para a vice-prefeita Joecélia, o aprendizado na administração pública foi muito importante, e o futuro politico está ligado aos entendimentos que poderão ser construídos, de alianças ou de candidatura própria do PCdoB, aquilo que melhor representar para a solução dos graves problemas do município.


Ainda de acordo com a vice-prefeita, jamais houve compromisso para que viesse a se tornar candidata majoritária na próxima eleição, nem se sentiu preterida por outro qualquer nome da preferência do prefeito, não sabendo mesmo se o próprio prefeito será candidato ou não.

Questionada pela reportagem se isso seria possível, já que o prefeito tem sobre seus ombros uma pilha de processos em andamento, contas rejeitadas, inclusive o tão falado ´sumiço`das contas de 2008, afirmou que essa é uma questão que cabe à Justiça decidir.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0