Informações veiculadas amplamente na mídia nacional dão conta de que o presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagem de Maceió a Porto Seguro, para o casamento de Brenda Braga, filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso.
Em nota, a FAB informou que "em apoio ao Presidente do Senado Federal, uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira fez o trecho Maceió-Porto Seguro, com saída às 15 horas do dia 15 de junho. No dia seguinte, com saída às 3 horas da manhã, foi realizado o trecho Porto Seguro-Brasília. A realização de voos de aeronaves da Força Aérea Brasileira em apoio às autoridades previstas é regulamentada pelo Decreto N° 4.244, de 22 de maio de 2002".
O decreto 4.224 diz que as aeronaves da FAB podem ser requisitadas por autoridades por "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".
Nesta quinta-feira (4) Renan Calheiros declarou, ao chegar ao Congresso Nacional, que utilizou o avião da FAB enquanto presidente da Casa. "O avião da FAB, usado pelo presidente do Senado, é um avião de representação e eu utilizei o avião para representação, como presidente do Senado", disse o senador.
Outro caso - O mesmo havia acontecido com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que utilizou um avião da FAB para levar a noiva e os parentes a um jogo do Brasil no Maracanã. Alves devolverá R$ 7 mil pela viagem.