Publicidade
0
INVESTIGAÇÃO

Comissão de Ética abre processo contra ministros Mercadante e Cardozo

Mercadante teria tentado comprar o silêncio de Delcídio, e Cardozo é alvo de denúncia por confundir defesa do Estado com atuação política
Compartilhe:
Por: CliC101 / Estadão | Pub.: 29/03/2016 08:42
Publicidade

A Comissão de Ética Pública da Presidência determinou nesta segunda-feira (28) a abertura de dois processos para investigar a conduta do ministro da educação, Aloizio Mercadante, e do advogado-geral da União,  José Eduardo Cardozo.

Fotos: Evaristo Sa/AFP - Adriano Machado/Reuters

O processo contra Mercadante foi aberto a pedido da bancada do PSDB no Senado, após o ministro ser citado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). O site da revista Veja revelou há duas semanas que Mercadante ofereceu ao senador ajudas financeira e política, além de influência no Judiciário, em troca de seu silêncio. José Eduardo Marzagão, um assessor do senador, gravou as conversas com o ministro.

Já a denúncia contra Cardozo partiu da sessão do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). A entidade, que chega a pedir a demissão do advogado-geral da União, diz que ele confunde a missão de defender o Estado com atuação partidária, ao assumir "uma defesa verborrágica e claramente política da presidente da República".

Publicidade

"Em ambos os casos, a comissão proporcionará aos denunciados o pleno exercício de sua ampla defesa, assim como diligenciará a reunião dos elementos necessários ao exame decisório dos pedidos formulados", diz a nota assinada pelo presidente do colegiado, Mauro de Azevedo Menezes.


Comentários do público:

Siga nas Redes:
Continua após a publicidade!
Clic101
© Copyright 2025 - CliC101 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Welisvelton Cabral