Após o fim do período de filiações partidárias, o momento agora é de negociação entre os partidos que pretendem lançar candidatura à prefeitura de Itabela.
Nesta semana, quem se juntou à relação de possíveis candidatos, que inclui na lista os nomes de Leleu da Sacaria e Luciano Francisqueto, foi a senhora Sueli Caribé, esposa do ex-prefeito Osvaldo Caribé.
O lançamento da pré-candidatura de Sueli divide ainda mais a fatia de votos da oposição e pode dar ainda mais fôlego ao prefeito Júnior Dapé na esperança de lançar uma candidatura Dapezista.
Do mesmo modo, o lançamento da pré-candidatura de Sueli pode forçar os oposicionistas a se unirem em torno de uma única candidatura. Uma das possibilidades disso acontecer é o lançamento de um nome que possa agregar a maior parte da oposição, e o nome mais provável seria o do empresário Leonir Sossai, que saiu do PT e se filiou ao PSD de Robério com as bênçãos do deputado Valmir Assunção, e portanto, reúne a simpatia de boa parte do PT, tem uma excelente relação com o ex-prefeito Caribé, com a direção do PCdoB, e poderia formar um bloco de grandes partidos com maior tempo de exposição na propaganda gratuita de rádio. Leonir ainda conta com grande poder de diálogo com o ex prefeito Dino Pereira e com Leleu da Sacaria, que o dava como seu possível vice-prefeito, sem falar na boa relação com os produtores rurais, por ser da classe.
Segundo fontes próximas a Leonir, muitas das forças de oposição já estão em contato com o mesmo para viabilizar sua candidatura, que esbarra na rejeição da idéia por parte de sua família.
Outro fato que pode mudar toda a composição de candidaturas é a manifestação do prefeito Júnior Dapé, que, com certeza, será o ponto de partida da corrida eleitoral no município. E assim, a população aguarda com ansiedade e com o anseio de que não se tenha “mais do mesmo”.