O resultado da votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff foi encerrado neste domingo com a derrota do governo e o avanço do processo para o Senado Federal. Dos 513 deputados, 367 votaram a favor (SIM), 137 contra (NÃO), com 7 abstenções e 2 ausências por motivos médicos.
Nas redes sociais, especialmente no Twitter, a votação da bancada baiana foi motivo de comentários dirigidos à Bahia, em manifestações individuais consideradas como preconceituosas, ainda que alguns deputados possam eventualmente ter dado motivo à ira dos autores de tais postagens.
Bancada baiana
Dos 39 deputados da bancada baiana, 15 votaram SIM, 22 NÃO, com 2 abstenções (Ver quadro abaixo).
No PSD, numa análise dos 34 deputados da bancada nacional, os únicos que votaram NÃO, em favor da presidente Dilma Rousseff foram os 4 representantes da Bahia, 1 do Ceará, 1 de Sergipe e 1 do Tocantins.
E no PP, também considerando o quadro nacional de 45 deputados, 37 votaram SIM, 5 NÃO e 3 abstenções. Na bancada baiana do PP, composta por 4 deputados, dos 5 que disseram NÃO 2 são da Bahia (Ronaldo Carletto e Roberto Brito), dos 3 que se abstiveram, 2 são baianos (Cacá Leão e Mário Negromonte).