Durante a visita do governador Rui Costa à cidade de Eunápolis nesta quinta-feira (12), alguns vereadores de Itabela, tendo à frente o presidente do Poder Legislativo, Antônio Veloso, entregou ao chefe do executivo baiano um documento (Ofício nº 047/16) no qual explana diversos pontos críticos e solicita a adoção de medidas para a área de segurança pública no município.
Entre os pontos críticos apontados pelos vereadores e que estariam a exigir respostas urgentes do Estado, estão a situação estratégica da cidade e de suas estradas vicinais, que facilitam a movimentação da criminalidade, assaltos a mão armada e aliciamento de jovens e menores para o tráfico. Aponta ainda a ausência de Juiz e Promotor titular, acúmulo de serviços na Delegacia da Polícia Civil, pequeno efetivo das Polícias Militar e Civil, carência de viaturas para a cobertura eficaz da cidade de Itabela, Distrito de Monte Pascoal e Povoado de São João do Monte.
Além disso, o ofício encaminhado ao governador pelos vereadores solicita estudo de viabilidade para implantação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Itabela.