O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou na tarde de quarta-feira (27/07) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, entre os quais estão os prefeitos de Itabela – Paulo Ernesto Pessanha da Silva e de Guaratinga – Kenoel Viana Cerqueira, ambos com representação ao Ministério Público Estadual.

Segundo Francisco Netto, a população precisa ser informada , e estes políticos devem ser afastados da vida pública pela Justiça Eleitoral.
Já o procurador eleitoral, Ruy Mello, informou que o Ministério Público Eleitoral, este ano, pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor, sempre que necessário, ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário, para afastá-los da disputa eleitoral.