O último final de semana foi marcado por carreatas dos três candidatos a prefeito de Itabela, e também o último de grande movimentação antes da eleição municipal do próximo dia 2 de outubro.
Partidários de cada coligação enchem as redes sociais se vangloriando de terem feito a maior carreata, tomando até como parâmetro número de veículos para ver quem seria o mais votado, sem atentarem para alguns detalhes dos eventos e outros ligados ao processo eleitoral que podem não levar a tanto entusiasmo. Mas essas questões devem ser deixadas para os coordenadores e os próprios candidatos fazerem uma análise geral e tirarem suas próprias conclusões.
O fato é que têm pessoas que vão aos movimentos talvez movidas por alguma situação momentânea que lhes interessa no particular e não por convicção política ou que tenham seu voto definido, outras apenas porque seria um momento para se divertirem. Um observador atento postou num grupo de compartilhamento detalhes interessantes, um de que em determinada carreata realizada no domingo em Itabela sobressaíam muito mais pessoas que teriam um perfil indicativo de voto já definido, outro detalhe importante seria o grande entusiasmo e a expontaneidade durante a manifestação, e um terceiro detalhe seria a presença de pessoas que antes estavam retraídas, se diziam indecisas, e que estariam se sentindo seguras para extravasar seus sentimentos e mostrar sua decisão.
Atividades da semana
As atividades políticas nesta última semana estariam sendo discutidas entre as Coligações, a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar, para que tudo possa transcorrer dentro da mais absoluta normalidade, já tendo sido elaborado um pré-acordo aceito por todos, mas que no momento da formalização um representante de determinada coligação teria se negado a assinar. Uma definição poderia acontecer ainda na tarde desta segunda-feira (26).