FALTOSOS
Robério Oliveira e Jânio Natal, 1º e 3º entre os deputados que mais faltaram às sessões da Assembleia Legislativa da Bahia
Levantamento feito pelo Bahia Notícias por meio das frequências registradas no site da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Robério Oliveira (PSD) teve 52 faltas (42,27%) entre as 123 sessões ordinárias com frequências disponíveis no site, encabeçando a lista dos que mais estiveram ausentes das sessões da AL-BA em 2016, não tendo apresentado nenhum pedido de licença nem atestados médicos que justificassem suas faltas, de acordo com a Superintendência de Assuntos Parlamentares.
O segundo lugar ficou com Rogério Andrade (PSD), com 36 faltas, em terceiro, mais um deputado da região da Costa do Descobrimento, Jânio Natal (PTN), que faltou 32 vezes (26,01%), e Robinho (PP), do Território Extremo Sul, Augusto Castro (PSDB) e Fátima Nunes (PT), com 31 ausências.
Onze parlamentares tiveram entre 21 e 30 faltas não justificadas ao longo do ano, e outros 19 não foram ao plenário entre 11 e 20 vezes.
Os deputados Robério Oliveira (PSD) e Jânio Natal (PTN) devem deixar o legislativo estadual para assumir as prefeituras de Eunápolis e Santo Antonio de Jesus, respectivamente.
Os mais assíduos foram Bobô (PCdoB), Carlos Geilson (PSDB), Pablo Barrozo (DEM), com uma ausência, e David Rios, que registrou presença em todas as sessões do ano.
Ao BN, Robério minimizou as faltas, avaliando que não foi a campanha que interferiu em sua assiduidade. "O importante é que nos projetos importantes eu sempre estive presente. Quando necessário, eu passei a madrugada para participar das votações. Não foi por causa de campanha. Muitas vezes até eu estive presente na Casa e tive que sair para tratar de assuntos dos interesses dos municípios que eu defendo, em secretarias do estado e tudo mais", justificou. O deputado defendeu ainda que chegou a solicitar uma licença para viajar ao exterior para representar a Bahia e que não sabia que ela não estava computada na Casa.