O deputado federal Davidson Magalhães esteve na ultima terça-feira (24) em Guaratinga, onde se reuniu com lideranças locais e correligionárias do PCdoB, reiterando o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da região. O encontro foi coordenado pelo presidente do PCdoB e Secretário de Agricultura Inocêncio Pinheiro e contou com a presença da secretária de governo da prefeitura de Guaratinga, Ana Lídia Batista Ribeiro, que representou a prefeita Drª Christine Pinto, o Dr. Agmar Dias Gobira - presidente do Partido Progressista (PP), Sária Pinheiro - presidente do SISPUG, vereador Messias Ferreira (PCdoB), secretários do governo municipal Raphael Castro - Administração, Bronisio Filho - Infraestrutura, Adalberto Oliveira – Meio Ambiente, e pessoas da comunidade.
Prestando solidariedade à atual gestão, o deputado enfatizou os estragos causados pelo ex-gestor Kenoel Viana, que sucateou o município, deixando-o em situação difícil de ser governado. Ao mesmo tempo disponibilizou apoio no Congresso Nacional para a atual administração e garantiu fortalecer o mandato do secretário Inocêncio. Quanto a esse fortalecimento, o deputado anunciou que terá até 2018 pelo menos 2 milhões de emendas parlamentares que serão atribuídas ao desenvolvimento da região, com participação do município de Guaratinga.
Além das emendas, Magalhães falou sobre as reformas da previdência e trabalhista em curso no Congresso Nacional defendidas pelo presidente Michel Temer e sua base aliada, ressaltando que se a reforma previdenciária for aprovada, muitos trabalhadores terão seus direitos a aposentadoria negados, mesmo depois de anos de contribuição. Davidson disse que não medirá esforços para combater essas reformas e que estará empenhado neste semestre em um trabalho de mobilização do povo contra a aprovação desses projetos do presidente Temer, desejando contar também com as forças sindicais organizadas de Guaratinga.
Outros pontos foram lembrados pelo deputado, como o programa Luz Para Todos, que já beneficiou e deve beneficiar mais famílias na região rural do município de Guaratinga. Sobre as obras paralisadas em Guaratinga, o deputado informou que o orçamento desse ano referente ao programa já foi aberto, novos projetos serão encaminhados para sua execução e que na próxima semana gostaria de contar com a visita do secretário Inocêncio em Salvador para fazer os levantamentos de informações sobre os prováveis projetos de Guaratinga que entrarão na lista orçamentária.
Além da pauta programada, o deputado ainda pontuou o caso da BA-283 que liga Guaratinga a Itabela, que se encontra em situação catastrófica e foi comparada por ele como um “campo de golfe”. Davidson disse que na próxima reunião na Câmara dos Deputados fará um pronunciamento sobre a real situação da BA-283.
Antes de finalizar o encontro, o deputado abriu espaço para o público, respondeu perguntas e tirou dúvidas de todos, e após a finalização, atendeu um grupo de motoristas do transporte alternativo de Guaratinga.
Fotos: Estêvão Silva