Nesta manhã de quinta-feira (16) a Câmara Municipal de Itabela iniciou oficialmente os trabalhos legislativos em sessão solene acontecida no plenário da casa de leis, com a presença de autoridades e da comunidade.
Na ocasião, em comemoração ao dia do repórter, os profissionais da comunicação presentes receberam uma homenagem da Câmara.
Nem todos os vereadores participaram da sessão solene. Estiveram ausentes os vereadores Alencar Arrabal (Alencar da Rádio), Antônio Veloso (Gordo) e Rony Charles. Segundo o presidente Alex Vieira em entrevista, os vereadores estariam ausentes, mas estavam tomando decisões que fazem parte do trabalho na Câmara.
Ainda sobre as homenagens, o presidente Alex entregou flores a sua esposa Sâmara Vieira, à vereadora Sônia França e à Deputada Ângela Souza. Cada um dos vereadores recebeu uma lembrança ao final da sessão.
Todos os vereadores fizeram uso da palavra, principalmente para agradecimentos aos familiares e eleitores.
No discurso, o prefeito Luciano Francisqueto anunciou a vinda de duas empresas para o município, uma pedreira e uma empresa de lavagem de mamão, com estimativa de 50 vagas de emprego cada um dos empreendimentos. Luciano disse ainda que agora a prefeitura tem dinheiro em caixa, falando na ordem de 4 milhões.
Em seu discurso, o presidente da Câmara Alex Vieira falou sobre estar à frente da presidência, afirmando que ser vereador não é fácil, e que mais difícil ainda é estar como presidente. Disse ainda que em sua campanha só prometeu o que cabe ao vereador, fiscalizar e lutar pelo direito da população. Com relação ao seu mandato, Alex disse “que seja um mandato só, mas que seja um mandato de honra”.
“Estou procurando doar o máximo de mim por essa casa, por Itabela, para as pessoas terem uma nova visão de que realmente vereador merece respeito da população, vereador é digno, vereador tem família, vereador tem seus compromissos, então vereador também merece respeito, por isso que eu tento fazer o máximo possível para atender a todos que procuram essa casa e para dar atenção dentro dessa casa, aos funcionários, a todos, porque isso daqui é passageiro, a política passa, mandato de vereador passa, mas o seu caráter fica”, disse Alex Vieira qua também convidou a população para uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (17/02).
Estiveram na composição da mesa o representante da igreja Católica - Frei Sidônio França, das igrejas Evangélicas - Pastor Tailan, da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense - venerável Ednardo Oliveira e Warley Pires, representando a imprensa - Fernando Rodrigues, APLB Sindicato - Valtim Lima, Gerente da Caixa Econômica - Alexandre, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga (SISPUG) - Saria, Vereador Marcone de Guaratinga, representando os secretários municipais - Cristiane Coelho (Secretária de Educação), vice-prefeito Gedalvo Matos, prefeito Luciano Francisqueto, Deputada Estadual Ângela Souza, ex-vereador e ex-secretário de saúde Lúcio França.