A Prefeitura de Guaratinga, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, atenderá gratuitamente pacientes da região do extremo sul através do Mutirão de Cirurgias Eletivas. Vinculada ao Programa Saúde Sem Fronteiras, a iniciativa do Governo do Estado prevê a realização de procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero), colecistectomia (vesícula) voltados para pacientes na faixa etária de 15 a 64 anos. O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.
Cronograma dos pacientes de Guaratinga
No dia 19/04 será realizada a primeira etapa, na Praça da Bandeira em Eunápolis, ficando o município responsável pelo transporte dos pacientes para a realização de exames pré-operatórios, contando com equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos.
A segunda etapa, que são as cirurgias eletivas, inicia no dia 23/04 no Hospital Regional.
Os municípios de Itabela, Itabepi, Eunápolis, Itagimirim, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte também serão beneficiados, sendo responsáveis por garantir o acesso dos pacientes à cidade de Porto Seguro.
Pré-operatórios
No pré-operatório serão realizados exames de raios X, ultrassonografia e eletrocardiograma, nas unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Os exames laboratoriais e preventivos para mulheres que realizarão a histerectomia serão realizados pelo município contemplado.
Como se cadastrar?
O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a lista única atualizada com as principais demandas de cada município.
Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações.
Para a prefeita de Guaratinga, Dra. Christine Pinto, a parceria com o Governo do Estado é fundamental. "Para nós é extremamente importante, tendo a relevante parceria com o Governo do Estado, oferecendo a ampliação do acesso às cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera, atendendo as pessoas que precisam, oferecendo o cuidado que merecem receber", afirmou.