home > noticias >

CAMPANHA CONTINUA

Vacina contra a gripe será estendida para toda a população a partir desta segunda

Ainda há um estoque de 10 milhões de doses. Até o momento, 76,73% do público-alvo foi vacinado no país e 70,9% na Bahia

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 04/06/2017 06:40

Publicidade

A partir desta segunda-feira (5) a vacina contra gripe será disponibilizada a toda a população, a todas as faixas etárias, e foi prorrogada até o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. A medida só e válida este ano, enquanto durar o estoque ainda disponível de 10 milhões de doses, dos 60 milhões adquiridos, para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano.

 

Até sexta-feira (2), 76,73% de pessoas do público-alvo se vacinou contra a gripe no país. Na Bahia, foram vacinados apenas 70,9% dos grupos prioritários. O Amapá é o único estado que atingiu a meta até este momento, com 95,59% do público-alvo vacinado. Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação.

Foto: Reprodução Portal Saúde

A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo ainda se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla Domingues.

 

SEGURANÇA - A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

 

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 








Comentários do público:

Publicidade
0