A Psicologia, área cientifica que estuda os processos mentais humanos dos comportamentos observáveis, estabeleceu-se formalmente enquanto ciência no ano de 1879 em Leipzig, na Alemanha, através dos experimentos ocorridos no laboratório de Wilhelm Wundt (1832-1920), médico e cientista, celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica e responsável por orientar e treinar toda uma geração de psicólogos experimentais.
A Psicologia enquanto ciência trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. O psicólogo, portanto, é o profissional com formação superior, que estuda os processos mentais e comportamento humano, sendo bacharel e licenciado com formação média de 5 anos, através da qual obtém o título de psicólogo. As principais áreas em que o psicólogo está habilitado para atuar segundo a resolução CFP 13/2007 são: Psicologia escolar/educacional; Psicologia organizacional e do trabalho; Psicologia do transito; Psicologia juridica; Psicologia do esporte; Psicologia clinica; Psicologia hospitalar; Psicopedagogia; Psicologia social; Neuropsicologia. Após a conclusão do curso, este profissional é inscrito no seu respectivo Conselho de Psicologia, onde recebe seu registro, estando apto para exercer sua profissão.
Os Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) formam, juntos, o Sistema Conselhos, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 , regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977; E, tem entre suas atribuições: orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo; Definir, nos termos legais, o limite de competência do exercício profissional(...); Elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo; Funcionar como tribunal de ética profissional, zelando pela observância do código de ética profissional, etc. São alguns dos Princípios Fundamentais da Psicologia, segundo seu Código de Ética: Basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano; Trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; Atuar com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática; Zelar para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. Com base nessas informações, é de extrema importância que a comunidade, diante suas necessidades, procure por profissionais devidamente registrados no Conselho de Psicologia (https://www.crp03.org.br) e que preze, em suas atuações, pelos princípios éticos da sua profissão.
No próximo dia 27 de agosto de 2017 quando se celebra o Dia da/o Psicóloga/o, em lembrança à regulamentação da profissão há 55 anos (Lei nº 4.119/1962), por todo o Brasil os Conselhos de Psicologia estarão, junto aos seus profissionais, promovendo atividades de homenagem e reflexão, marcando o compromisso com a transformação da realidade social, articulada à promoção dos direitos humanos.
Em Eunápolis, Psicólogas(os) e Conselho, através da Comissão de Interiorização, idealizaram em parceria com instituições e organismos da comunidade, ações diversas que visam melhor empreender, acessar e valorizar a Psicologia local, influenciada pelo tema da Campanha CRP03: “Valorizar a Psicologia nos Quatro Cantos da Bahia”. Durante a semana, aqui no site, vocês poderão acessar artigos diários sobre os conceitos e contextos da Psicologia e suas principais Áreas de Atuação, elaborados por profissionais locais com o objetivo de tornar mais claro e compreensível as temáticas relacionadas. Serão abordadas pela Série “PSICOLOGIA – O que Faz e Onde Atua?”: Psicologia Escolar e Educacional; A Avaliação Psicológica e sua Aplicação em Empresas e Trânsito; A psicologia nos Serviços de Saúde; A(O) Psicóloga(o) nas Políticas Públicas de Assistência Social e A Psicologia Clínica e Outras Atuações Psi. Possíveis dúvidas e informações acerca da Psicologia e suas Práticas poderão ainda ser sanadas através do e-mail da representação local COMINTER/CRP03 (eunapolis@crp03.org.br).
Autoria:
REPRESENTAÇÃO COMINTER/CRP03
(Cons. Reg. de Psicologia/3ª região)
Psic. Dynna Santos - CRP 03/10785 - Especialista em Neuropsicologia. Atua como Psicóloga clínica Psicóloga clínica, Orientação escolar e perícias judiciais
Psic. Maryleen Lacerda Souza Teodoro - CRP 03/02156 - Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV, Personal e Professional Coach /SBC, Especializ. em Gestão em Saúde/UESC e Gestão de Pessoas no Setor Público/UFBA, Atua como Gestora do Programa Municipal de Readaptação, Consultora em Psicologia Organizacional e do Trabalho.