A Psicologia da Saúde é uma área recente, desenvolvida principalmente a partir da década de 70. Hoje temos uma extensa variedade de serviços que contam com a atuação de psicólogos tanto no setor privado como público, ressaltando que esses profissionais necessitam de preparo técnico mais especializado para atuar.
No setor público, pode-se contar com a Policlínica, onde há psicólogos que realizam atendimento clínico ambulatorial através de Psicoterapia - processo de autoconhecimento que propicia a resolução de conflitos e o alívio do sofrimento psíquico. Na rede privada, psicólogos também realizam atendimento clínico (particular ou através dos planos de saúde) e serviços de home care (atendimento domiciliar). No Hospital Geral, psicólogos desenvolvem uma ação integrada com a equipe hospitalar, que dá suporte tanto ao paciente como à família diante da doença e seus prolongamentos, promovendo uma visão integral da saúde. Hospitais particulares também dispõem de psicólogos para atendimento.
Esses profissionais também se encontram periodicamente nos postos de saúde, onde através dos programas da Atenção Primária ou Básica – (AB) pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), atuam na promoção e prevenção da saúde integral da população. Neste caso, diferentemente do atendimento clínico individual, o psicólogo atua por meio das equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de forma transdisciplinar, onde apóia as equipes dos PSFs (com consultas compartilhadas, discussão de casos, ações de matriciamento e trabalho em redes intersetoriais e de Atenção psicossocial), junto aos usuários prioritariamente através de ações em grupos terapêuticos que previnem o adoecimento psíquico e promovem a saúde mental no próprio território. Também há psicólogos na equipe multiprofissional do programa Melhor em Casa, sediada na Secretaria de Saúde, que realiza atenção domiciliar, visitando pessoas que apresentam dificuldades de sair de casa, evitando a hospitalização e diminuindo o risco de infecções.
A atuação do psicólogo nesta equipe beneficia os usuários com dificuldades definitivas (pacientes oncológicos, terminais) ou temporárias (acidentados, idosos, síndrome do pânico, transtornos pós-traumáticos etc.). Outro programa da AB é o Consultório na Rua, que inclui psicólogo na equipe e visa atender a população em situação de risco e vulnerabilidade social nas ruas, com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, principalmente crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas. Realizam suas atividades de forma itinerante e também desenvolvem ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.
A população também pode contar com este profissional nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), instituições de caráter aberto e comunitário, destinados a acolher e cuidar de pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los na busca da autonomia. Os psicólogos dos CAPS atuam em equipe multiprofissional em locais diferenciados pelo tipo de clientela – adultos (CESME – Transtornos leves e CAPS II – Transtornos graves); crianças/ adolescentes com doença mental (CAPS IA) e usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD) - atendendo, tanto individualmente, como em grupos, oferecendo-lhes atividades e atenção psicossocial. Não podemos deixar de citar a presença do psicólogo na Clínica de Hemodiálise, que propicia ao paciente e aos familiares um cuidado e suporte humanizado para a situação fragilizante deste tratamento.
Deste modo, a população dispõe amplamente de serviços psicológicos na Rede de Saúde, os quais estão à sua disposição, a depender da necessidade que seja demandada, ressaltando sempre a visão de saúde integral do sujeito.
Autores:
Marilia Martins de Araújo Reis – Psicóloga CRP03/ 02210 (Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos, Neuropsicologia e Estudos Transdisciplinares em Cultura, atua no CAPS II – Adulto, na UNEB e realiza atendimento clínico e prestação de serviços a empresas em Eunápolis - Ba);
Milene Silva Lima Alves– Psicóloga CRP03/14860 (Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, atua no Programa Melhor em Casa- Itabela - Ba).