Nos últimos séculos, a ciência da Psicologia tem ampliado sua pesquisa através do estudo e observação das diferentes maneiras como o comportamento humano se apresenta, bem como suas variações nos diferentes ambientes e contextos onde o indivíduo está inserido.
No ambiente educacional, a Psicologia vem cada vez mais mostrando sua importância frente aos novos desafios da educação. Nesse contexto o papel do psicólogo é o de identificar, através de uma análise multidisciplinar dos fenômenos que envolvem a educação, os motivos e causas das dificuldades e problemas que envolvem o aprendiz, bem como orientar de forma adequada aos professores e demais profissionais sobre as dificuldades existentes e conjuntamente construírem novas práticas pedagógicas.
Considerando a complexidade do processo de aprendizagem e reconhecendo que a educação impacta diretamente no desenvolvimento integral do indivíduo, percebe-se que a atuação da Psicologia na educação é de grande importância, uma vez que procura organizar situações para que as interações entre o professor, o aluno e o objeto de estudo propiciem condições para a ocorrência da aprendizagem.
Corroborando com esta constatação desde o ano dois mil, segue aguardando aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.688/2000 que pretende determinar o serviço de Psicologia nas escolas públicas de Educação Básica.
A possibilidade da incorporação efetiva do psicólogo nas escolas é de suma importância para que este profissional, junto a uma equipe multidisciplinar, colabore para a compreensão das motivações dos fracassos de alguns estudantes, bem como para a compreensão e busca por uma qualidade no ensino.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (Paulo Freire).
Lívia Dodds
– Psicóloga, Mestra em Educação, Docente do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Eunápolis.