home > noticias >

Cerveja x vinho: quem engorda mais?

A cerveja sempre foi culpada pela "barriguinha de chopp". Mas será que a culpa é mesmo dela?

Por: lic101/iBahia
Publicado em 18/11/2013 06:16

Publicidade

Quem não conhece a expressão “barriguinha de chopp”?

A cerveja sempre foi culpada, principalmente pelos homens, pelo aumento de peso e acúmulo de gordura no abdômen. Já o vinho, também muito querido por quem aprecia boas bebidas, é degustado sem culpa. Mas será que a cerveja é realmente a culpada?

Se pensarmos que a cerveja possui mais carbono do que o vinho, poderíamos até pensar que a cerveja engorda mais. No entanto, deve-se atentar para a composição alcoólica das duas bebidas e assim responder à pergunta.

O vinho tem uma concentração de álcool mais elevada que a cerveja – entre 12 e 15%, bem acima da gelada que gira em torno de 3 e 8% – o que significa que o número de caloria também é superior.

Enquanto a cerveja possui entre 40 e 45 kcal para cada 100 ml de bebida, no caso do vinho, para esta mesma quantidade, o valor pode subir para até 70 kcal.

A quantidade de 45 kcal na dose de 100 ml de cerveja representa 3,6% da quantidade calórica diária recomendada para os homens e 4,5% da sugerida para as mulheres.

Já o mito de que a cerveja “dá barriga” está associado ao fato de ser uma bebida fermentada e provocar maior sensação de distensão abdominal, o que não significa acúmulo de gordura.

No entanto, as duas bebidas devem ser consumidas com cautela e sempre aliadas à boa alimentação e exercícios regulares.

Recomendações internacionais, com base em provas científicas e médicas, indicam que a quantidade máxima de álcool que se pode ingerir por dia é 30g entre os homens, que corresponde a três cervejas, e 15g entre as mulheres, que corresponde a duas cervejas.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0