A equipe de combate a endemias vem se destacando no município de Guaratinga em um trabalhando direto com a população, vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, em busca de focos endêmicos. Realizam também a inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicando larvicidas e inseticidas, e orientando quanto a prevenção e tratamento de doenças infecciosas.
A equipe é composta por 25 Agentes de Combate a Endemias – ACE, que trabalham arduamente para combater as infestações das doenças.
“A dengue representa um grave problema de saúde pública. Quando assumimos as atividades em 2017, Guaratinga se encontrava em estado de ALERTA, e conseguimos com o excelente empenho da equipe colocar o município no índice SATISFATÓRIO do levantamento rápido por infestação do Aedes Aegypti (LIRA), atingindo 0,8% no Índice de Infestação Predial – IIP. Guaratinga hoje se destaca em toda a regional de saúde, e estamos executando também ações de prevenção contra a esquistossomose, conscientizando a população sobre a gravidade dessa doença, que é endêmica no município”, explica a enfermeira Isabela Nogueira, responsável técnica pelo setor de endemias.
“Quando assumi o cargo de secretária de saúde, percebi a real necessidade de integrarmos os ACEs em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, para solidificarmos as ações e prestar uma saúde mais eficaz na prevenção de doenças. Vamos reativar o programa de controle a esquistossomose (PCE), e percebemos os esforços dos agentes na busca por uma cidade melhor, lembrando que a comunidade tem papel primordial na ajuda ao combate a essas doenças”, afirma Siderlândia Pereira, Secretária Municipal de Saúde.
Nos dias 26, 27 e 28 de março, os Agentes de Combate a Endemias receberão um curso de capacitação para aprimoramento do trabalho prestado à comunidade, evitando a proliferação de doenças através da prevenção.