Número expressivo, cerca de 677 moradores de Porto Seguro foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata, resultado da parceria entre o Governo do Estado, Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Prefeitura Municipal, realizado nos dias 5 e 6/05, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães. Contando com equipe multidisciplinar, envolvendo mais de 50 profissionais e toda estrutura logística necessária para recepção, acolhimento e procedimento cirúrgico, a ação trata-se do prosseguimento da Feira Cidadã promovida de 19 a 23/04, na Passarela do Descobrimento, quando idosos a partir de 60 anos foram avaliados e diagnosticadas com a doença. Nesta segunda, 7, os pacientes serão submetidos a revisão na unidade hospitalar, a fim de receberem supervisão no pós-operatório.
Segundo a prefeita Cláudia Oliveira, que fez questão de comparecer ao evento, a parceria com o governo do estado contribuiu de modo significativo no favorecimento da saúde de centenas de pessoas. "O município detinha demanda muito importante quanto ao índice de pessoas portadoras de catarata e o mutirão ajudou a reduzir a demanda reprimida. Agradeço a parceria com o Governador Rui Costa, todo o empenho dos profissionais do estado e do município, que muito tem contribuído para satisfazer as necessidades da população em setores essenciais, como a saúde", pontua.
Satisfação garantida
Na manhã do sábado, o aposentado Valdemar José da Silva, morador do distrito de Vera Cruz, de 96 anos, era só alegria após o procedimento cirúrgico no olho esquerdo. "Nessa idade que estou nunca fiquei acamado, mas dou graças a Deus por ter a recuperação do meu olho esquerdo, estou muito satisfeito e feliz, inclusive não senti dor nenhuma", afirma.
Dona Alvaci Dias, 78 anos, demonstrou tranquilidade antes de entrar no bloco cirúrgico. "Finalmente o meu dia chegou, grande é a alegria, não estou com medo, ao contrário, quero entrar e sair mais feliz ainda", diz.
Secretaria Municipal de Saúde