O sábado, 12/05, foi o dia "Dia D" de mobilização contra a gripe em Porto Seguro. Todas as unidades de saúde da família funcionaram, das 8h às 14h, para vacinar o público-alvo contra H1N1, H3N2 e influenza B. Idosos, grávidas, mães de recém-nascidos (até 45 dias após o parto), crianças menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, professores, indígenas, profissionais de saúde, estão inseridos nos grupos prioritários para vacinação.
De acordo com o Departamento de imunização do município, através da Vigilância em Saúde, até o dia 12 maio, 14. 604 pessoas já foram vacinadas, com cobertura de 47,27%. A meta é aplicar cerca de 32.602 doses até o final da campanha, dia 1º de junho. Quem não aproveitou o dia D ainda pode se vacinar nas unidades de saúde distribuídas no município. Para ser imunizado, é importante apresentar a caderneta de vacinação.
"Estamos obtendo expressiva adesão por parte do público prioritário, especialmente durante a mobilização do dia D e nos dias subsequentes a ação. Devido o grande território geográfico, que abrange a cidade de Porto Seguro, a cobertura vacinal é atualizada semanalmente. São muitos indicadores que estão sendo computados essa semana. Sendo assim, o quantitativo de cobertura tende a ampliar ainda mais até sexta-feira, 18, quando teremos novo relatório com a composição do consolidado, o que indica atingir 70%, conforme os dados parciais que estão sendo verificados", enfatiza a coordenadora de imunização, Greciana Maria da Silva.
Secretaria de Saúde