home > noticias >

DATASUS

Governo dificulta cada vez mais o fornecimento de medicamentos gratuitos nas farmácias


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 30/10/2018 11:38

Publicidade

Está cada vez mais dificultada a vida dos pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo e procuram as farmácias para buscar os produtos fornecidos gratuitamente pelo Governo.

 

Não bastassem as filas enfrentadas nos locais de atendimento médico, quando se dirigem às farmácias encontram mais uma barreira, com constantes recusas no fornecimento, na maioria das vezes com alegações de problemas no receituário¸ como rasuras e datas.

 

Foto: Agência Brasil

Na manhã desta terça-feira, uma solícita e educada funcionária de farmácia em Itabela disse ao cliente que após consulta ao Datasus, o fornecimento do medicamento Losartana potássica 50mg não foi atendido porque na receita estaria constando a data de 22/20/2018, como se existisse o mês 20 no calendário.

 

A culpa seguramente não cabe ao atendente da farmácia, porque se vier atender sem a aprovação formal do Datasus, o valor do medicamento será integralmente descontado pelos patrões no seu já corroído salário.

 

Em conversa da reportagem do Clic 101 com um profissional médico, a triste informação é que por questões econômicas, o Governo Federal estaria cada vez mais restringindo o atendimento, e as farmácias, por outro lado, não teriam mais tanto interesse em continuar fornecendo os referidos medicamentos, dada a margem de lucro pequena e cada vez mais restrita, isso sem contar a enorme perda de tempo dos seus balconistas com cada cliente, com tantos procedimentos burocráticos, custos de fotocópias de receita e documentos pessoais, consulta e espera de decisão do Datasus, e aborrecimentos dos clientes.

 

Triste sina, sobretudo para as pessoas que precisam do medicamento e não dispõem de recursos financeiros para comprar.

 

Quatro ligações telefônicas foram feitas sem sucesso para o Datasus para esclarecimento do ocorrido.

 

É mais um problema do atual e combalido governo a ser herdado pelo novo presidente eleito.








Comentários do público:

Publicidade
0