home > noticias >

MAIS MÉDICOS

Com saída de cubanos, Ministério anuncia vagas disponíveis para o Programa Mais Médicos


Por: CliC101 |
Publicado em 19/11/2018 08:41

Publicidade

Imagem: Reprodução

Já a partir do dia 25 de novembro, os médicos cubanos ligados ao Programa Mais Médicos podem começar a deixar seus postos de trabalho nas unidades de saúde, segundo informação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que diz ter sido informado pela embaixada de Cuba de que todos os profissionais cubanos deixarão o país até o final do ano.  

 

Nos oito municípios da Costa do Descobrimento, 19 médicos cubanos podem começar a deixar os municípios onde prestam atendimento na assistência básica.

 

De acordo com dados da Comissão Coordenadora Estadual (CCE) do Ministério da Saúde na Bahia, 19 médicos cubanos prestam serviços nos 8 municípios que integram a região da Costa do Descobrimento: Belmonte (3), Eunápolis (6), Guaratinga (4), Itabela (1), Itagimirim (0), Itapebi (1), Porto Seguro (0), Santa Cruz Cabrália (4).

 

Na região extremo sul, Itamaraju tem (3), Teixeira de Freitas (18) e Jucuruçu (4).

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) diz que o Brasil conta com médicos formados no país em número suficiente para atender às demandas da população e que “cabe ao Governo – nos diferentes níveis de gestão – oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população.

 

O que diz o Ministério da Saúde

 

O ministro, Gilberto Occhi, disse que até a terça-feira (20) será lançado o edital para a contratação de médicos nas vagas que surgirem com o desligamento de profissionais cubanos. Eles devem ser substituídos por médicos brasileiros que tenham o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), obtido no Brasil e que possam fazer a opção de trabalhar no Programa Mais Médicos.

 

“Em um segundo momento, depois de um determinado período, vamos abrir para os médicos brasileiros formados no exterior. Acreditamos que existe um universo de cerca de 15 a 20 mil médicos aptos a participar do edital e a nossa ideia é fazer isso imediatamente ainda agora em novembro nós já temos médicos que tenham condições já escolhendo seus lugares para trabalhar.”

 

Clique AQUI e confira as vagas disponíveis no Programa Mais Médicos na Bahia, segundo o Ministério da Saúde.








Comentários do público:

Publicidade
0