O encerramento do mês de fevereiro foi marcado por relevantes ações na área da saúde, em Porto Seguro. Dentre as estratégias, o departamento da Vigilância em Saúde realizou faxinaço nesta quinta-feira, 28, para o controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya ), no bairro da São Pedro, distrito de Arraial D'Ajuda.
Parcerias
Durante a ação, resultado do trabalho conjunto dos agentes de endemias, agentes de limpeza, agentes comunitários e administração local, foram realizadas vistorias nas residências, como também inspeções nos terrenos baldios.
Atividades
As equipes distribuíram sacolas plásticas aos moradores, para o devido descarte de materiais que podem acumular água e serem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de orientar, de modo educativo, sobre as práticas necessárias de limpeza. Os objetos recolhidos foram conduzidos à caçamba, com o objetivo de serem inutilizados.
"Trabalhamos diariamente no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e essa atividade hoje pretende orientar a sociedade de que as endemias relacionadas ao aedes aegypti é um problema de responsabilidade coletiva. Por tanto é preciso unir forças e buscar estratégias que engajem a população na luta permanente contra o mosquito. Nessa perspectiva, é recomendado que os moradores não possuam objetos que possam acumular água nos quintais, mantendo sempre a limpeza", confirma a superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé.
Secretaria de Saúde