Participaram também, representantes do HDLEM (Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães), Central de Regulação do SAMU, IFBA Campus Eunápolis, Coletivo PARTO SEGURO, UFSB, apoiadores técnicos do Núcleo Regional de Saúde (NRS - Extremo Sul), o secretário municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, a prefeita Devanir Brillantino e o técnico representante da Rede Cegonha, Manoel Batista.
Com o objetivo de fortalecer a implantação do programa na região, os envolvidos estão na construção do plano Regional da Rede Cegonha e cada município com seu Plano Municipal. Assim, o fórum tem a proposta de fornecer um espaço para o debate e construção coo-participativa entre os municípios.
O fórum é itinerante, ou seja, a cada etapa é realizado em um município integrante da região; em Itagimirim, foi realizado o 6º fórum, e assim seguirá nas demais cidades, onde cada município será representado por um ou mais técnicos para troca de experiências e perspectivas em relação ao programa.
A rede Cegonha tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional, além de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
São quatro os componentes da Rede Cegonha: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação). Com informações do Ministério da Saúde.
Durante o fórum, o secretário municipal de Saúde de Itagimirim, Leopoldo Lacerda falou sobre as dificuldades enfrentadas para gerir a Saúde, e os resultados obtidos através de parcerias com as cidades parceiras.
A prefeita Devanir Brillantino recepcionou e parabenizou a equipe organizadora do fórum disponibilizando o apoio do município para o evento.