Próximo sábado, 04/05, as unidades de saúde da família de Porto Seguro estarão abertas, das 8h às 17h, para o Dia D de mobilização contra a gripe influenza. Cerca de 180 profissionais de saúde estarão engajados para atender a população durante o período.
"A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. Portanto, recomendamos as pessoas, pertencentes ao grupo alvo, que procurem a unidade de saúde, com cartão de vacinação, e recebam a necessária imunização", reitera a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.
Público alvo
Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis; profissionais de saúde; professores; trabalhadores do sistema prisional e indígenas.
Indicadores atualizados
Conforme dados fornecidos pelo departamento de Vigilância em Saúde, a finalidade é alcançar a meta de 90% de cada público prioritário. Desde o início da campanha, no dia 10 de abril, até o dia 2/05, em torno de 18 mil doses foram aplicadas. Responsável por imunizar contra os três subtipos dos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, a cobertura vacinal no combate à influenza segue até dia 31/05 em todo o município.
Secretaria Municipal de Saúde