home > noticias >

SAÚDE

ITABELA - Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo teve início nesta segunda; Veja quem deve se vacinar

Confira como andam os casos na Bahia até 01/10

Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 07/10/2019 12:54

Publicidade

 

A campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início nesta segunda-feira (07/10) e a vacina já está sendo administrada em todos os postos de saúde de Itabela.


PÚBLICO ALVO


Até 25 de outubro a vacina estará direcionada a crianças de 06 meses a menores de 5 anos, com o dia D de vacinação contra o sarampo dia 19/10.


A partir do dia 18 de novembro a campanha estará voltada para o segundo grupo, que compreende pessoas de 20 a 29 anos que não estão em dias com a caderneta de vacinação.



METAS


Como forma de incentivo, o Ministério da Saúde vai disponibilizar R$206 milhões para os municípios que atingirem a meta de vacinar 95% das crianças entre 1 a 5 anos de idade.



ITABELA


Segundo a responsável por imunização da Secretaria de Saúde de Itabela, Poliana Oliveira, todos os postos já estão prontos para distribuir a vacina. As pessoas que se encaixam no perfil podem procurar a unidade básica de saúde do seu bairro das 8h às 14h. 


Ainda segundo Poliana, a intensificação da vacinação tem como objetivo atingir as crianças que ainda não tomaram a vacina, agindo contra o “movimento antivacinação” em que as mães não estão levando seus filhos para vacinar, o que resulta na volta de doenças imunopreviníveis.



CASOS NA BAHIA 


Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia divulgados em 01/10/2019, haviam 14 casos notificados de sarampo, sendo 7 deles confirmados e  os outros 7 aguardavam resultado de exame laboratorial. 


O surto se concentra no município de Santo Amaro, mas entre os diagnosticados há relatos de que tenham viajado durante o período de transmissibilidade da doença, para outros municípios como Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Gandu, Ipiaú, Itagibá, Ituberá, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e Simões Filho. Por isso a SESAB alerta para possíveis casos em outros municípios. 


Dos casos confirmados, 6 não possuíam vacinação e 1 deles a vacinação não estava completa.









Comentários do público:

Publicidade
0