O primeiro caso de coronavírus (COVID 19) no Brasil foi confirmado em um exame de contraprova realizado pelo governo. Um homem de 61 anos que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro chegou a São Paulo e passou a apresentar sintomas da doença. Ao procurar o hospital Albert Einstein um exame de PCR foi realizado com resultado positivo.
Familiares que visitaram o homem, cerca de 30 pessoas, estão sendo monitoradas. O governo busca saber também sobre passageiros que estavam no mesmo vôo que o homem infectado, além das pessoas que tiveram contato com ele no Hospital.
Ele está isolado em casa, devendo permanecer por cerca de 14 dias.
Os cuidados para evitar contágio pelo COVID 19 são principalmente lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, entre outros semelhantes aos cuidados com a gripe.
“É mais um tipo de gripe que a humanidade vai ter que atravessar. Das gripes históricas com letalidade maior, o coronavírus se comporta a menor e tem transmissibilidade similar a determinadas gripes que a humanidade já superou”, disse o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Segundo divulgou o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (26/02) 20 casos da doença estão sendo monitorados em sete estados, (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC). Outros 59 casos suspeitos já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o coronavírus.