A Secretaria de Saúde de Itabela vacinou até a terça-feira (31) mais de 1.500 idosos e profissionais de saúde contra a Influenza (gripe). O número de imunizados corresponde a pouco mais de 50% do público-alvo da primeira fase da campanha, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido a pandemia de coronavírus (Covid-19).
“A vacinação foi interrompida momentaneamente, pois as vacinas acabaram, mas está previsto que o Governo do Estado envie outras doses a partir de quinta-feira (02) para concluirmos a primeira etapa de imunização no município”, esclareceu a secretária de Saúde, Wádla Casiano.
Para evitar que os idosos sejam expostos a contaminação pelo coronavirus, uma equipe da Secretaria de Saúde está imunizando as pessoas maiores de 60 anos em domicílio.
A segunda fase da campanha, que inicia dia 16 de abril, vai contemplar professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e profissionais da força de segurança militar.
Já a terceira etapa, que ocorre a partir do dia 09 de maio, engloba adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade.
A vacinação ocorre em todas as 11 Estratégias de Saúde da Família (ESF) da sede e distritos de Itabela. A meta é imunizar cerca de 8.300 pessoas.
A Secretaria de Saúde alerta que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavrus.
“A vacina protege contra diversos tipos de influenza e tem o objetivo de facilitar e acelerar o diagnóstico para o Covid-19”, reforçou a secretária.