A secretária de Saúde de Itabela, Wádla Casiano, acompanhada pelo Chefe de Gabinete - Altemar Santana Costa e pelo secretário de Administração - Azarias Souza Silva, esteve presente na manhã desta quinta-feira (28) na sessão da Câmara Municipal de Itabela.
Depois de ouvir pronunciamentos dos vereadores, a secretária falou do trabalho sério e responsável que vem sendo desenvolvido no município, prestou esclarecimentos sobre pontos levantados pelos edis, dúvidas existentes e propagação de informações diversas em meios digitais.
A secretária enfatizou que esclarecimentos técnicos por vezes podem não chegar à compreensão geral, que o trabalho de esclarecimento deve prosseguir, e as pessoas podem utilizar o telefone (73)99861-7800 para entrar em contato sobre assuntos da Covid-19.
Durante seu pronunciamento, Wádla falou do seu repúdio a situações não verdadeiras veiculadas que não contribuem para a segurança da população e para o bom desenvolvimento dos trabalhos, que não vai se abater por divulgações de fake news, tentativas de denegrir as pessoas e os serviços de saúde, que essas pessoas precisam ter responsabilidade, ter respeito pelo trabalho da equipe, e enfatizou que essas questões não vão tirar o foco do seu trabalho.
Sobre comentários decorrentes dos Boletins Epidemiológicos, disse a secretária que eles são atualizados diariamente entre as 18 e as 20 horas, que os casos surgidos após esse horário serão inseridos no boletim do dia seguinte, e mudança na metodologia de registro dos casos está sendo feita para maior clareza e compreensão das informações contidas nos boletins.
Quanto ao monitoramento das pessoas, deixou clara a impossibilidade de manter fiscalização em cada casa, e que as pessoas precisam ter consciência e responsabilidade em manter o isolamento pelo prazo estabelecido pelas equipes multidisciplinares da Saúde.
Sobre divulgação de dois pacientes de Itabela internados na UTI em Porto Seguro, a secretária informou que apenas o segundo caso se trata de Covid-19, e que o primeiro se refere a um paciente com outras complicações de saúde.
Quanto a referências feitas a três pacientes atuais positivados, não há registro de referenciamento pelo sistema de saúde.
Ao final, a secretária Wádla Casiano agradeceu a todos os colegas secretários municipais pelo desenvolvimento do trabalho de equipe, e ressaltou que a população deve cumprir as orientações, usar máscara, fazer o isolamento social, não participar de aglomerações, e que o sucesso do combate à pandemia não depende somente da Saúde do município.
Presença de secretários
Acompanhando a secretária de Saúde, estiveram o Chefe de Gabinete - Altemar Santana Costa, representando o prefeito Luciano Francisqueto, que disse das dificuldades com o cumprimento das medidas governamentais, ressaltou a importância de crédito de confiança e colaboração de todos para melhoria dos serviços prestados à população, que deve se manter sempre bem informada, negando que em momento algum tenha havido omissão de informações à comunidade; e o secretário de Administração - Azarias Souza Silva, que deixou patente a importância da união de todos para que a situação de saúde pública atual tenha um final no mais breve espaço de tempo possível.