home > noticias >

Secretaria de Saúde divulga esquema de vacinação contra o HPV


Por: Clic101
Publicado em 13/03/2014 06:43

Publicidade

A secretaria de saúde de Itabela divulgou o calendário de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos.

A vacinação conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará nas próximas décadas, prevenir esta doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil.

O que é o HPV

HPV é uma sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano (Human Papiloma Vírus - HPV).  São mais de 150 tipos diferentes de vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais. O HPV de tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer do colo de útero em todo o mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os HPV de tipo 06 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

Por que vacinar

A vacinação tem como objetivo a prevenção do câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.

A meta, segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica de Itabela, Jádina Mota Batista, é vacinar 100% da população alvo, meninas de 11 a 13 anos de idade, tendo como estimativa do IBGE em Itabela 968 meninas, onde 80% delas deverão ser vacinadas até 10 de abril de 2014.

Faixa etária da população alvo da vacina HPV

2014 - Adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias;

2015 - Adolescentes do sexo feminino de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias;

2016 em diante - Adolescentes do sexo feminino de 9 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacinar na adolescência

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nesta idade há maior produção de anticorpos contra os HPV que estão incluídos na vacina.

Esquema de Vacinação

 

Doses

 

Esquema

 

Período

 

Estratégia

1ª dose

0

10 de março a

10 de abril

A 1ª dose será administrada nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas públicas e privadas, quando as adolescentes serão orientadas a receberem a 2ª dose.

2ª dose

6 meses após a

1ª dose

01 a 12

de setembro

A 2ª dose será administrada nas Unidades Básicas de Saúde . (serão adotadas ações diferenciadas no período de 15 a 30 de setembro a fim de alcançar aquelas adolescentes que, porventura, não tenham comparecido à UBS, no período de 01 a 12 de setembro.)

3ª dose

5 anos

após a

1ª dose

 

a 3ª dose, deverá ser administrada em uma Unidade Básica de Saúde, e a vacina estará disponível na rotina de vacinação, em todas as 3.400 salas de vacina do Estado.

Estratégia de vacinação

Em Itabela, segundo Jádina Mota, a vacinação ocorrerá em Unidades de Saúde da Família e em escolas públicas e privadas, e todas as adolescentes deverão comparecer com o cartão de vacina.

Em Guaratinga, segundo informações da assessoria de comunicação, a primeira dose da vacina será realizada neste sábado, dia 15 de março, e os pais devem levar as meninas com o cartão de vacina e documento de identificação até um dos seguintes postos de vacinação: CEFEBO, Igreja Batista na Rua Nova, Igreja Assembléia na Rua do Ginásio, Posto de Saúde Novo Horizonte, Posto de Saúde na Rua Ernesto Bonifácio e Secretaria Municipal de Saúde.

IMPORTANTE:

A vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero.

A vacina não substitui a realização do exame preventivo (papanicolau) ou o uso de preservativos.

 








Comentários do público:

Publicidade
0