Bahia, Distrito Federal e mais 12 estados brasileiros foram contemplados com a autorização de mais 867 leitos de UTI adulto e cinco leitos de UTI pediátrica. A iniciativa do Ministério da Saúde pretende atender pacientes graves com Covid-19.
A autorização, em caráter excepcional e temporário, foi executada para apoiar estados, Distrito Federal e municípios no reforço do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a pandemia.
Os municípios beneficiados estão localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. O valor do repasse mensal será de quase R$ 42 milhões, correspondente a abril.
A solicitação de autorização para o custeio dos leitos é feita pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. Para a autorização, estados e municípios devem cadastrar a solicitação na plataforma Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde (SAIPS), observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos. O intuito é dar celeridade e legalidade ao processo.