A prefeitura de Itabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até a data de hoje, 07/07/2021, foram diagnosticados 36 casos de malária na localidade do Assentamento Margarida Alves, onde foi encontrado o mosquito transmissor, pois a malária é de transmissão vetorial.
Segundo a nota, todas as medidas de controle já estão sendo adotadas, os casos identificados já se encontram em tratamento, e reitera que Itabela não pertence a área endêmica para malária, uma vez que o caso foi introduzido no município após a visita ao assentamento de uma pessoa infectada do norte do país.
Reforça ainda que não existe risco de transmissão urbana, já que o mosquito é de habitat rural.
A assessoria da Saúde em Itabela informou à reportagem do Clic 101 nesta manhã de quinta-feira (7) que foram realizados encontros com moradores do Assentamento Margarida Alves, por prepostos da SESAB e da Secretaria de Saúde de Itabela, tirando dúvidas dos moradores sobre os trabalhos a serem feitos naquela localidade.
Através de videoconferência entre técnicos do Ministério da Saúde, Sesab e saúde de Itabela, foi apresentado e discutido relatório da Sesab referente às ações realizadas em Itabela, entre as quais o envio de mosquiteiros para todos os moradores do assentamento, os quais já chegaram e estão sendo distribuídos.
Foi também realizado treinamento dos Agentes de Endemias para aplicação de técnica de borrifação nas residências.
Equipes da saúde municipal estão sendo enviadas diariamente ao local, e equipe da Sesab segue fazendo testes laboratoriais.