O ato voluntário de doar sangue é nobre, rápido, seguro de fazer e pode ajudar a salvar muitas vidas. Todavia, melhor do que fazer a doação uma vez, é tornar esse gesto um compromisso. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) informou que os estoques de bolsas de sangue estão em estado crítico. No balanço de ontem (6), os bancos de sangue da fundação apresentavam estoque crítico para os tipos O+ e O- e alerta para os tipos A-, B- e AB-.
“Essa baixa sempre acontece neste mês de janeiro, pois é o período de férias e as pessoas acabam viajando. Mas além desse período de festa estamos esse ano sofrendo com a pandemia e a gripe influenza que tem feito o número de inaptidão aumentar”, explicou a diretora de Hemoterapia do Homoba, Rivânia Andrade.
Conforme ainda a porta-voz da fundação, o nível é considerado crítico quando a Hemoba dispõe da quantidade necessária para atender apenas três dias de demanda. Quando o estoque é suficiente para 4 a 7 dias é considerado regular, e passa ao nível estável quando atende a demanda por 8 a 10 dias. “Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, enfatizou.
O diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, fez um apelo para que a população compareça aos postos de coleta para doar e ajudar a manter a cobertura do serviço de transfusão nos hospitais e unidades de saúde do estado. A Hemoba possui 29 unidades de coleta distribuídas em todo o estado, sendo quatro unidades móveis (Hemóveis) que percorrem o território baiano com o objetivo de se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço.
"Temos postos da Hemoba em todas as macrorregiões da Bahia, por isso peço aos doadores que nos ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenhamos um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pelas chuvas”, afirmou.
Critérios
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.
Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.