O estoque de sangue O+ e O- estão em estado “crítico” na Hemoba, conforme a atualização realizada às 09h04 desta quinta-feira (3).
Ainda segundo dados da fundação, os estoques de sangue do tipo A+, A-, B-, AB+ e AB- estão estáveis. Já o tipo B+ está em alerta.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, e deve estar bem alimentado. A Hemoba alerta que preferencialmente o doador não deve ter ingerido alimentos sem gordura. O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Diante da pandemia de Covid-19, o órgão exige a comprovação das duas doses ou dose única da vacina contra a doença, a depender do imunizante utilizado. No caso de adolescentes, uma dose, respeitando o prazo de agendamento para a segunda. Será obrigatório a terceira dose ou reforço da vacina para o público alcançado por esta etapa da campanha de imunização contra a Covid.
Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com o imunizante da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e da Pfizer, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação.