Durante os festejos do São João realizados pela Prefeitura Municipal na Passarela da Cultura foi implantado pela Secretaria de Saúde um estande para realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e distribuição de preservativos masculinos e femininos. O público alvo para esta ação foram as pessoas que se divertiam na festa, além de trabalhadores - ambulantes, servidores da limpeza e manutenção etc.
Durante oito dias, uma equipe composta de um enfermeiro, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde assistiram 384 pessoas, sendo 210 mulheres e 174 homens, realizando um total de 1.152 testes. Dentre estes testes, dois foram reagentes para HIV, 26 reagentes para sífilis e 01 para hepatite B. Também foram distribuídos 57.600 preservativos masculinos e 2000 preservativos femininos.
A realização de testes rápidos em eventos festivos tem como objetivo diagnosticar possíveis portadores de HIV, sífilis ou hepatite B de forma precoce, além de quebrar a cadeia de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, a distribuição de preservativos garante a todos os participantes da festa o acesso a insumos de prevenção.
Secretaria Municipal de Saúde