Publicidade
Nesta terça-feira, 17 de outubro, Porto Seguro sediou um evento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde: "Capacitação para o Protocolo de Avaliação da Saúde da População Exposta a Petróleo". A ação objetivou apresentar e debater o Protocolo de Avaliação da Saúde junto a 53 profissionais da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Saúde da Família e Saúde do Trabalhador.
Promovido pelo Grupo de Trabalho Petróleo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a capacitação desdobrou-se em ações integradas e coordenadas de Vigilância e Atenção à Saúde da população que esteve exposta ao petróleo. Isso se aplicou aos municípios afetados pelo desastre ambiental que surgiu como consequência do derramamento no litoral da Bahia em 2019. O incidente evoluiu para uma situação de emergência em saúde pública, e as medidas discutidas e compartilhadas durante o evento são vitais na abordagem dos desafios associados a essa complexa questão.
Com esta capacitação e colaboração contínua entre as equipes de saúde, a região de Porto Seguro está preparada para enfrentar os desafios de saúde pública associados à exposição ao petróleo com a troca de informações e a coordenação entre profissionais de diversas áreas, fundamentais para garantir uma resposta eficaz e cuidados de qualidade para as comunidades afetadas.