Em entrevista concedida aos radialistas Jean Ramalho e Walas Torres, no programa Fala Povão, 2ª edição, ao meio-dia desta terça-feira (6) na emissora de rádio 98FM, o secretário de saúde de Eunápolis, Mario Gontijo, explicou as razões do fechamento dos postos médicos neste período de recesso de virada de ano como praxe na saúde municipal desde a gestão anterior, para que sejam realizadas diversas ações de manutenção, como reparos na estrutura das unidades, citando limpeza de caixas d’água e dedetização.
Gontijo citou ainda que a Secretaria está concluindo as contratações para 2015. Por força de lei, os contratos só podem ter validade até 31 de dezembro de cada ano, salientando que os contratados deste ano estão sendo submetidos a um recadastramento para atualização de dados.
Na entrevista, numa rara oportunidade da presença do secretário na emissora, foram tratados outros assuntos, como a eficiência e as dificuldades do Hospital Regional; a demora da abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da UTI; o sucesso do combate a dengue no município; o curso de medicina, entre outros.
O atraso nos repasses de verbas carimbadas por parte do governo federal, dificultando investimentos na Saúde, também foi citado pelo secretário Gontijo como um fator que vem dificultando os investimentos no setor.
O secretário aproveitou para dizer que atua na vida pública dentro da legalidade, pontuando que fazer as coisas dentro da lei ajudou para a aprovação das contas do prefeito Neto Guerrieri pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios).
Informações: Bahia40Graus/Geraldinho Alves