No último sábado (30) alguns municípios realizaram o dia D da vacinação contra a gripe H1N1. Como não houve mobilização em Itabela, a reportagem do CliC101 foi à secretaria de saúde do município para saber qual a situação com relação à campanha de vacinação.
Conforme a coordenadora de vigilância epidemiológica – Jadina Mota Batista, a campanha de vacinação só iniciaria no último dia 30/04, mas a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB, decidiu antecipar a campanha, que começou em 18 de abril, mas não garantiu que teriam as doses para o “Dia D”, quando seria a mobilização.
Conforme Jadna, Itabela já recebeu 50% das doses destinadas ao município, sendo que 30% no dia 18/04 e os outros 20% das doses em 27/04. Desses 50% há poucas doses disponíveis em algumas unidades de saúde, sendo feitos alguns remanejamentos de uma unidade para outra.
A secretaria municipal de saúde aguarda a chegada de mais 14% das doses, que deve acontecer a partir de quarta-feira (04).
Já foram aplicadas mais de 2600 doses, sendo cerca de 216 em pessoas do chamado Grupo de Risco - onde se incluem os portadores de doenças crônicas.
FLUXO DE DISTRIBUIÇÃO
As vacinas são distribuídas pela SESAB aos núcleos regionais, que no caso da região extremo sul é em Teixeira de Freitas, de onde seguem para as bases, que no caso do Território da Costa do Descobrimento é em Eunápolis, e então a distribuição é feita às secretarias municipais de saúde como em Itabela, de onde segue para a última distribuição antes de chegar à população, que é nas unidades de saúde.