Ao contrário do que teria acusado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba), Sílvio Silva, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou em nota nesta sexta-feira (27) que o secretário Fábio Vilas-Boas tenha chamado os servidores do setor de “preguiçosos”.
A nota diz que a secretaria desconhece o que teria motivado Sílvio a divulgar “interpretações que destoam da reunião ocorrida na última terça-feira (24), com a presença de diversos dirigentes da Sesab e tida como produtiva e amistosa”. “Reafirmamos o respeito pelos servidores da saúde e repudiamos a inferência feita pelo Sindsaúde aos gestores da Sesab, onde caluniosamente acusa os mesmos de terem chamado os profissionais da saúde de ‘preguiçosos’, fato que nunca ocorreu”, diz a nota.
Atestados
Entretanto, a nota aponta uma situação preocupante, reforçando a necessidade de buscar uma maior efetividade e produtividade no setor. “A questão do elevado número de licenças médicas e outros motivos de afastamento precisa ser encarada, pois impacta significativamente na assistência e obriga o estado a contratar mão de obra temporária para reestabelecer o quadro operacional mínimo”, afirma a secretaria.