Quem nunca ouviu que o corpo da mulher muda depois da primeira relação sexual? Essa é uma daquelas histórias que se fala por aí, mas que, na verdade, não têm fundamento. É a mesma coisa que falar, por exemplo, que manga com leite faz mal. O pior: essas histórias acabam sendo repetidas de geração em geração.
Quando o assunto é sexo, esses mitos podem trazer prejuízo até para a saúde. A lista é grande, mas a ginecologista e sexóloga Lorena Menegueli esclarece as mentiras mais comuns. Confira o que é mito e o que é verdade quando se trata de relação sexual.
Toda mulher sente dor e tem sangramento na primeira relação sexual
Nem sempre a dor é uma obrigatoriedade. A mesma coisa vale para o sangramento, que pode ou não ocorrer. A preocupação em excesso com isso pode até levar ao medo da primeira vez, e ter como consequência alguma disfunção sexual no futuro.
Homem só tem orgasmo se ejacular
Não é verdade. Prova disse são homens da cultura oriental que são treinados para separar orgasmo da ejaculação. Na maioria das vezes as duas coisas coincidem. Mas isso não é uma regra.
Uma pessoa que fica muito tempo sem fazer sexo fica mais nervosa e/ou mal humorada
Sim, essa é uma verdade. Sexo é fisiológico e, como toda função do corpo, deve acontecer naturalmente e regularmente. Sexo gera prazer, alegria e saúde para a pessoa.
Homem que sente prazer na região anal tem tendências homossexuais
Puro mito, ligado ao preconceito. Na verdade, é comum - devido à maior irrigação e enervação nesta área - que a estimulação no local seja prazeirosa.
O corpo da mulher muda após a primeira relação sexual
Não é verdade. Isso é um mito que, provavelmente, foi criado para levar à repressão. Essa mudança
do corpo pode ser porque a mulher fica mais solta e demonstra mais prazer pela vida, mas não tem nada de fisiológico.
Mulher que faz sexo durante a menstruação não engravida
É mito. O risco de gravidez durante a menstruação é menor, mas existe sim a possibilidade de gravidez. Portanto, se a intenção é evitar bebês, cuidado.
Pílula do dia seguinte é 100% eficaz
A pílula é um método seguro, mas como todo método se usado incorretamente pode ter falhas. Portanto, nenhum é 100% eficaz.
Mulher ejacula quando tem orgasmo
Mito. A mulher não ejacula como o homem ao ter orgasmo. O que pode acontecer é uma lubrificação mais acentuada da vagina.