Durante a manifestação, a reportagem do Clic 101 entrou em contato e solicitou à Agerba “informações sobre fechamento de pista na BA-283 entre as cidades de Itabela e Guaratinga na manhã de ontem (1/2), em protesto contra atuação da Agerba, que estaria multando motoristas de transporte alternativo e até veículos particulares.
O que diz a Agerba
A assessoria de imprensa da entidade enviou à redação do Clic 101 a seguinte nota:
“O transporte intermunicipal de passageiros é regularizado pela Agerba. Para realizar este tipo de transporte intermunicipal é necessário permissão ou concessão, mediante licitação. Os veículos particulares não tem permissão para sair de sua cidade de origem com passageiros. A leis federais de n° 12.587 e 12.965 usadas pelos condutores referem-se ao transporte urbano e não contempla o transporte intermunicipal.
Além das campanhas de conscientização da população a respeito dos riscos da utilização do transporte irregular, são realizadas periodicamente blitzes da Agerba em parceria com a policia rodoviária estadual e federal. Para se certificar que não que não se trata de uma carona, os fiscais desta agência separam os passageiros do motorista e fazem uma pequena entrevista.” (sic)