Passou a ser obrigatório em toda a Bahia o modelo de placa veicular padrão Mercosul, e com isso a confecção das placas cinza fica proibida, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA).
TRANSTORNOS
No dia 21 os serviços de emplacamento foram suspensos pelo DETRAN-BA para a finalidade de implantação do sistema que abrangerá as novas placas. A previsão era que tudo estaria normal a partir desta manhã (26), mas não foi o que aconteceu, pelo menos em Itabela, onde os serviços continuaram parados por indisponibilidade do sistema.
Em Itabela, a única empresa que presta o serviço de emplacamento ainda não está preparada para fornecer as novas placas. Segundo o proprietário, a situação é a mesma em toda a Bahia.
Nossa reportagem foi à Retran de Itabela nesta quarta-feira, onde um funcionário informou que apenas uma empresa em Eunápolis estaria pronta para prestar o serviço, e que quando o sistema voltar à normalidade os emplacamentos devem ser mandados para a cidade vizinha, o que pode gerar mais transtornos por conta da demanda.
Talvez o momento para a implantação do sistema e a obrigatoriedade não tenha sido muito bem escolhido pelo departamento, pois quem esteve à procura do serviço para se regularizar e viajar no fim de ano, acabou sendo frustrado.
PARA QUEM VALE A OBRIGATORIEDADE
A nova placa se torna obrigatória para veículos zero quilômetros, transferência de jurisdição e de município, mudança de categoria, e ainda transferência de propriedade.