A motocicleta Harley Davidson recebida como presente pelo Papa Francisco, e avaliada em cerca de 12 mil a 15 mil euros, foi vendida em leilão realizado em Paris, na França, por mais de vinte vezes do valor esperado.
O comprador, um europeu não identificado pela casa de leilão Bonhams, arrematou por telefone ‘a máquina’ por 241.400 euros, equivalente a 840.420 reais.
A motocicleta, uma Dyna Super Glide, foi recebida pelo Papa como presente de Willie Davidson, neto do co-fundador da fabricante, por ocasião do 110º aniversário da marca norte-americana, em junho de 2013, estava brilhando como se tivesse acabado de sair da fábrica, e não se tem conhecimento se o Papa Francisco a teria dirigido alguma vez, mas colocou sua assinatura no tanque.
O valor arrecadado com a venda foi doado para a organização católica Caritas, que a usará na reforma de abrigo para sem-teto em Roma.
Além da motocicleta, uma jaqueta de couro da Harley Davidson autografada pelo Papa e que também lhe pertencia, foi vendida por 57,5 euros (R$200.100,00), dinheiro destinado a instituição de caridade em Roma, que alimenta e hospeda mendigos na capital italiana.