Visando eficiência no ordenamento do trânsito e comodidade ao motorista ao buscar vaga de estacionamento no Centro, a Prefeitura de Porto Seguro, após diálogo junto à comunidade, publicou na segunda-feira, 4/11, um decreto ajustando as regras de funcionamento do Estacionamento Rotativo.
A gestão municipal determinou que a área de abrangência fosse diminuída e garantiu gratuidade e vagas exclusivas para motocicletas, bem como ao idoso e pessoa com deficiência, a fim de proporcionar acessibilidade a qualquer vaga, bastando apenas apresentar o cartão nacional no painel do veículo.
As melhorias incluem tarifa exclusiva ao morador cadastrado, com a redução do valor para R$2,00. A inscrição deve ser feita na sede da empresa concessionária, localizada na Avenida Conselheiro Luís Viana Filho, 74.
Outra novidade é a cobrança diferenciada para o mensalista e também a criação de taxa para vagas de longa duração (de até oito horas) com menor valor. A isenção de cobranças de taxas também foi concedida aos moradores de residências tombadas pelo IPHAN, que não possuem garagem, em vagas próximas a suas casas.
Os horários e dias de funcionamento do sistema de estacionamento rotativo de curta duração foram alterados. Para melhor atender à comunidade, a partir de agora, funcionará das 8h às 18h em dias úteis; nos sábados, de 8h às 12h. Não haverá cobrança aos domingos e feriados, exceto nas avenidas do Descobrimento, 22 de Abril e Navegantes, que também terão vagas monitoradas até às 22h, de segunda a quinta-feira e na alta temporada.
"Nossa gestão tem buscado implantar melhorias que tragam desenvolvimento pra cidade, Porto Seguro cresceu e o Estacionamento Rotativo veio se adaptar aos novos tempos e organizar o trânsito no centro. Sensível às necessidades de readaptações, implementamos ajustes no sistema atendendo ao anseio da comunidade", explica a prefeita, Cláudia Oliveira, falando da expectativa de melhoria do fluxo do trânsito e mobilidade urbana.
Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos