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RADAR INTELIGENTE

Novo radar mede velocidade por trecho; não adianta frear antes

Enquanto o radar fixo registra a velocidade em que o usuário passa, novos equipamentos calculam a velocidade média entre dois pontos

Por: Jornal do Carro
Publicado em 16/10/2024 08:38
Atualização:16/10/2024 10:12

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Comuns em países como a Itália, por exemplo, os radares por velocidade média ainda são raridade no Brasil. A implementação, no entanto, vem acontecendo de forma gradativa e experimental. Nesse sentido, mais um trecho adotou tal tecnologia. Desde a manhã desta segunda-feira (14), o monitoramento da BR-050, em Uberaba (MG) conta com dois novos equipamentos instalados nos quilômetros 171 e 182 da via. Com 11 km de extensão, a velocidade média é de 80 km/h. A princípio, a rodovia é a primeira concessão federal a contar com esse tipo de radar.

De acordo com a concessionária Eco050, responsável pelo trecho, a fiscalização acontece, por ora, em caráter experimental. No entanto, essa experiência serve para conscientizar os motoristas. Assim, quem desrespeitar, não recebe multa – por enquanto.

Como funcionam?

O sistema de radares de velocidade média funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Ou seja, ao invés de ficarem instalados em um ponto e registrarem a velocidade que o veículo passa pelo radar, a tecnologia calcula a velocidade média entre dois pontos específicos.

Por exemplo, quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear em cima do radar para não ser pego, pode começar a mudar os hábitos. Afinal, os novos radares registram o tempo que o motorista levou para percorrer determinado trecho e calculam a velocidade média do deslocamento. Ou seja, se o condutor completou a distância entre os dois radares em um tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que abusou do pedal da direita e, assim, é dedurado pelo equipamento.

De acordo com informações, os radares inteligentes têm contribuído para a diminuição dos casos de mortes por acidente de trânsito em até 50%.








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