A Secretaria de Turismo de Porto Seguro, em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo e o apoio da Guarda Municipal, está conduzindo uma série de fiscalizações para garantir o cumprimento da legislação que exige a presença de guias de turismo credenciados em grupos de turistas transportados em ônibus e vans. A operação de fiscalização conta com uma programação de blitz ao longo de outubro, em pontos estratégicos da cidade. Entre as localidades estão a Praça da Bandeira, o Portal PRF na BR 367 e o Vale Verde, próximo ao Posto da Polícia Estadual. Essas ações estão sendo realizadas com o apoio logístico da Guarda Municipal e o envolvimento de fiscais da Secretaria de Turismo e do setor de Concessões.
Na blitz realizada hoje, quarta-feira (30/10), na Praça da Bandeira, em Porto Seguro, foram abordadas 19 vans e 1 micro-ônibus, totalizando 135 passageiros, todos com destino a Arraial d'Ajuda. A ação envolveu 7 servidores, incluindo 2 guardas municipais, 2 fiscais da Secretaria de Turismo, 1 fiscal de concessões e 2 policiais militares, somando 9 servidores em uma ação anterior no Vale Verde. A operação na Praça da Bandeira foi executada sem a necessidade de notificações, evidenciando a colaboração dos operadores turísticos com as regulamentações estabelecidas.
Essas ações reforçam o compromisso da Secretaria de Turismo de Porto Seguro em profissionalizar o setor e proteger o mercado de trabalho dos guias credenciados, valorizando o conhecimento local e o atendimento qualificado. “As fiscalizações são parte de uma estratégia ampla para assegurar que o turismo em Porto Seguro mantenha altos padrões de qualidade e segurança, oferecendo uma experiência enriquecedora para os visitantes e beneficiando a economia local”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones, mencionando que na fiscalização hoje não se encontrou irregularidades, o que demonstra o resultado do trabalho de conscientização.