A greve dos funcionários da BR Distribuidora iniciada às 7h da manhã desta segunda-feira (15) em Salvador, Itabuna, Camaçari e outras cidades do país pode vir a causar problemas no abastecimento de veículos a gasolina e até mesmo aumento de preços.
O indicativo é que a greve deverá paralisar as atividades por cinco dias, e tem como motivação impedir que a BR seja privatizada pelo governo. Na última semana o Planalto anunciou que 51% das ações da empresa vão ser vendidas.
Situação em Itabela – Segundo o proprietário do Auto Posto do Trabalhador, Vitorino Neto Machado Fávero, onde a gasolina havia terminado nesta manhã, o abastecimento está sendo retomado com a chegada de um caminhão que conseguiu carregar antes do fechamento da base de Itabuna, com volume suficiente para atender durante cerca três dias, dentro do fluxo normal, com o preço mantido em R$ 3,569.
Segundo Neto, entretanto, com o fechamento de Itabuna, uma próxima reposição do combustível poderá ser feita em outras bases mais distantes, citando como exemplo a cidade de Jequié, mais distante e com frete mais caro, o que poderia levar a aumento no preço da gasolina em cerca de 6 a 8 centavos.