A partir do próximo dia 10 de setembro, os proprietários de veículos vão conviver com a Zona Azul na cidade de Eunápolis. Para uns, esperança de solução para as dificuldades enfrentadas diariamente por quem precisa estacionar seus veículos nas áreas centrais da cidade quando se dirigem ao comércio e por necessidades as mais diversas. Para outros, mais dificuldades e despesas para quem já paga tantas taxas e impostos, sem direito a estradas de qualidade, disciplina e segurança nas cidades, além de qestionamento quanto ao pouco tempo para que os motoristas possam ser orientados e se adaptem ao novo sistema.
Segundo o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Dmtran), o motorista que estacionar veículos em locais não destinados nas áreas de zona azul, bem como deixar de pagar o estacionamento rotativo, comete infração média, com multa de R$ 127,09 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação, além de estar sujeito a remoção do veículo.
A primeira etapa da Zona Azul vai atingir nove trechos das principais avenidas e ruas na área central de Eunápolis. Folhetos estão sendo distribuídos orientando como funciona o sistema Digipare, lançado como solução fácil, rápida e confortável para ativar o estacionamento, com quatro passos orientando como cadastrar-se, comprar horas de estacionamento, utilizar com praticidade, e também falando sobre o sistema de fiscalização. Através do aplicativo Digipare que pode ser baixado, com o celular o cliente dispõe de muitas vantagens na palma da mão.