home > social >

Saudades

Um ano de saudade – Missa em memória de Adelina Barbosa Marques. Conheça essa Mulher de fibra, com uma linda história de vida.


Publicado em 02/07/2014 10:00

Publicidade

Por todos os cantos do Distrito de Monte Pascoal, conversando principalmente com moradores mais antigos, questionando quem foi a Dona Adelina, todos se emocionaram ao falar dela.

Foto: Regilmar/Folha Baiana

 

Adelina chegou em Monte Pascoal em meados de 1968, e desde então veio fazendo um trabalho social, contribuindo no desenvolvimento da comunidade.

Ficou viúva, e por alguns anos esteve sem um parceiro ao seu lado, até que, após algum tempo de amizade, Adelina e Gedalvo Matos, o vereador Gil, começaram a se entender e constituíram uma nova família.

Ouvimos depoimentos de pessoas que foram ajudadas por ela, pessoas que têm Adelina como ídolo e que mesmo depois de decorrido um ano do seu falecimento, ocorrido em 06/04/2013, faltando treze dias para comemorar seus 68 anos de vida, guardam em suas memórias a imagens da mulher forte, guerreira, e que não media esforços para fazer o bem ao próximo.

Apesar de não ter um filho gerado por ela, Adelina foi um exemplo de mãe na criação de seus sobrinhos e no encaminhamento religioso dos seus mais de 70 afilhados de batismo.

Teve grande participação na emancipação política de Itabela, e com o testemunho da gente de Monte Pascoal e do município de Itabela como um todo, foi uma mulher de invejável visão e habilidade política, dotada de grande poder de convencimento, firmeza nas suas convicções, mas sem jamais perder a ternura e o fino trato com todos ao seu redor.

No vídeo abaixo, confira os depoimentos de pessoas que a conheceram.

Confira também na galeria, as fotos da Missa que marcou o primeiro ano de Saudade dessa mulher que vai continuar sempre presente na memória e nos corações de quem com ela conviveu.






Publicidade

Publicidade


Publicidade
0